Manutenção de usuários

Demonstrar as operações relativas à manutenção de um usuário no sistema como: inclusão, exclusão, alteração e busca de usuários conforme filtros disponíveis. Além disso, serão descritos os dados mais importantes no momento de inclusão de um novo usuário, bem como suas utilizações por todo o sistema.
Manutenção Sistema Manutenção de Usuários
Gestão Processual profissional
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Manutenção de usuários: Para criar, alterar, consultar ou excluir usuários do sistema acesse pelo menu: Manutenção  Sistema  Manutenção de Usuários.

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2) Consulta de usuários

A consulta de usuários pode ser feita usando filtros localizados na parte superior da tela. Nesse caso, pode-se mostrar apenas os usuários internos e/ou externos, bem como os ativos e/ou inativos, além do uso da seleção do escritório no qual será feita a pesquisa. Basta clicar em algum desses filtros e a listagem na caixa “Usuários” se atualiza automaticamente. A listagem dos usuários do sistema também pode ser exibida através do link “Listagem”, logo abaixo da caixa “Usuários”.

Após a escolha dos filtros basta clicar em algum usuário da lista para visualizar os dados. Outra opção é clicar no ícone após exibir a listagem. ico_edit

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3) Inclusão de um novo usuário

Para incluir um novo usuário clique no botão “Incluir usuário” no canto superior direito da tela, selecionado conforme apropriado se o usuário a ser criado é interno ao escritório ou externo (cliente).

A tela de cadastro é bastante intuitiva, sendo que os campos obrigatórios são identificados por um asterisco do lado direito. Citaremos alguns campos específicos que merecem uma maior atenção na hora de incluir um usuário.

  • Código (Cadastro Social) – Nesse campo é possível pesquisar e vincular o novo usuário a uma entrada existente no cadastro social, que se trata de uma listagem usada em outros módulos do sistema muito parecida com uma agenda de contatos e clientes. Ela será objeto de outro tutorial.
  •  Grupo de trabalho – Utilizado para agrupar usuários conforme afinidade das tarefas. Pode ser usado para envio de emails em comum, dentre outras funcionalidades.
  • Corpo jurídico – Implicará no funcionamento e perfil de sistema.
  • Validade do acesso – A data informada nesse campo será usada para bloquear o acesso do usuário quando atingida. É importante que o administrador do sistema verifique essas datas com freqüência para evitar que usuários sejam bloqueados indevidamente.
  • Senha – Senha de acesso ao sistema. Quando cadastrado pelo administrador pode ser registrada com uma senha padrão, desde que a caixa logo abaixo ”Altera senha no próximo login” esteja marcada.
  • Altera senha no próximo login – Exigirá a mudança de senha a ser digitada pelo usuário quando o mesmo efetuar o próximo login no sistema.
  • Supervisor do sistema – Quando marcado libera todas as funcionalidades do sistema para um usuário.
  • Grupo de acesso – É importante que o usuário seja incluído em um grupo apropriado segundo seu perfil de acesso ao sistema, uma vez que essa escolha implicará no que poderá ser visualizado e alterado pelo usuário, caso ele não se encontre com o status de supervisor.
  • Contra-senha – Essa contra-senha será usada quando o usuário acessar o sistema de um ambiente externo ao escritório. Trata-se de uma segurança adicional para acessos de ambientes não-seguros.

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Ao final, basta clicar no botão incluir e o novo usuário estará criado.

4) Exclusão e Alteração de usuário

Após selecionar um usuário a partir da listagem, já citada anteriormente, é possível alterar os dados desse usuário ou excluí-lo, bem como desabilitá-lo temporariamente. Todas as opções mencionadas podem ser acessadas na parte inferior dos dados de usuário como mostrado na figura abaixo.

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5) Manutenção dos grupos administrativos de usuários

Os grupos administrativos nos quais os usuários são classificados podem ser editados conforme a necessidade e realidade do escritório. Para tanto, basta clicar no link “Grupos Administrativos” logo abaixo da caixa de listagem de usuários. A tela abaixo será exibida, onde os grupos podem ser:

ico_add criados.

ico_edit editados.

Cancel excluídos.

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6) Grupo de acesso

Os grupos de acesso, que identificam os perfis dos usuários, podem ser alterados mais eficientemente a partir da listagem de usuários. Nesse caso, uma caixa de opções está disponível. Uma vez escolhido o perfil basta clicar no cadeado ao lado para salvar a informação. Se o usuário já possui algum perfil de acesso associado a ele, o nome desse perfil será exibido e um botão ao lado permitirá a exclusão .

cadeado_peq Salva o perfil.

Cancel Exclui o perfil.

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