Manutenção Sistema Manutenção de Usuários
O Jusmanager é um Software Jurídico de controle e gestão processual, que auxilia o cliente desde a catalogação e acompanhamento de processos, publicações e prazos processuais, até o total controle financeiro de seu escritório.
Manutenção de usuários: Para criar, alterar, consultar ou excluir usuários do sistema acesse pelo menu: Manutenção Sistema Manutenção de Usuários.
2) Consulta de usuários
A consulta de usuários pode ser feita usando filtros localizados na parte superior da tela. Nesse caso, pode-se mostrar apenas os usuários internos e/ou externos, bem como os ativos e/ou inativos, além do uso da seleção do escritório no qual será feita a pesquisa. Basta clicar em algum desses filtros e a listagem na caixa “Usuários” se atualiza automaticamente. A listagem dos usuários do sistema também pode ser exibida através do link “Listagem”, logo abaixo da caixa “Usuários”.
Após a escolha dos filtros basta clicar em algum usuário da lista para visualizar os dados. Outra opção é clicar no ícone após exibir a listagem.
3) Inclusão de um novo usuário
Para incluir um novo usuário clique no botão “Incluir usuário” no canto superior direito da tela, selecionado conforme apropriado se o usuário a ser criado é interno ao escritório ou externo (cliente).
A tela de cadastro é bastante intuitiva, sendo que os campos obrigatórios são identificados por um asterisco do lado direito. Citaremos alguns campos específicos que merecem uma maior atenção na hora de incluir um usuário.
- Código (Cadastro Social) – Nesse campo é possível pesquisar e vincular o novo usuário a uma entrada existente no cadastro social, que se trata de uma listagem usada em outros módulos do sistema muito parecida com uma agenda de contatos e clientes. Ela será objeto de outro tutorial.
- Grupo de trabalho – Utilizado para agrupar usuários conforme afinidade das tarefas. Pode ser usado para envio de emails em comum, dentre outras funcionalidades.
- Corpo jurídico – Implicará no funcionamento e perfil de sistema.
- Validade do acesso – A data informada nesse campo será usada para bloquear o acesso do usuário quando atingida. É importante que o administrador do sistema verifique essas datas com freqüência para evitar que usuários sejam bloqueados indevidamente.
- Senha – Senha de acesso ao sistema. Quando cadastrado pelo administrador pode ser registrada com uma senha padrão, desde que a caixa logo abaixo ”Altera senha no próximo login” esteja marcada.
- Altera senha no próximo login – Exigirá a mudança de senha a ser digitada pelo usuário quando o mesmo efetuar o próximo login no sistema.
- Supervisor do sistema – Quando marcado libera todas as funcionalidades do sistema para um usuário.
- Grupo de acesso – É importante que o usuário seja incluído em um grupo apropriado segundo seu perfil de acesso ao sistema, uma vez que essa escolha implicará no que poderá ser visualizado e alterado pelo usuário, caso ele não se encontre com o status de supervisor.
- Contra-senha – Essa contra-senha será usada quando o usuário acessar o sistema de um ambiente externo ao escritório. Trata-se de uma segurança adicional para acessos de ambientes não-seguros.
Ao final, basta clicar no botão incluir e o novo usuário estará criado.
4) Exclusão e Alteração de usuário
Após selecionar um usuário a partir da listagem, já citada anteriormente, é possível alterar os dados desse usuário ou excluí-lo, bem como desabilitá-lo temporariamente. Todas as opções mencionadas podem ser acessadas na parte inferior dos dados de usuário como mostrado na figura abaixo.
5) Manutenção dos grupos administrativos de usuários
Os grupos administrativos nos quais os usuários são classificados podem ser editados conforme a necessidade e realidade do escritório. Para tanto, basta clicar no link “Grupos Administrativos” logo abaixo da caixa de listagem de usuários. A tela abaixo será exibida, onde os grupos podem ser:
criados.
editados.
excluídos.
6) Grupo de acesso
Os grupos de acesso, que identificam os perfis dos usuários, podem ser alterados mais eficientemente a partir da listagem de usuários. Nesse caso, uma caixa de opções está disponível. Uma vez escolhido o perfil basta clicar no cadeado ao lado para salvar a informação. Se o usuário já possui algum perfil de acesso associado a ele, o nome desse perfil será exibido e um botão ao lado permitirá a exclusão .
Salva o perfil.
Exclui o perfil.